A Costa Rica, grande surpresa da primeira jornada da fase de grupos do Mundial de futebol que está a decorrer no Brasil, ao vencer o Uruguai, defronta esta sexta-feira a Itália e pode apurar-se para os oitavos de final.

Em caso de vitória, a Costa Rica assegura o apuramento, ao mesmo tempo que "manda para casa" a Inglaterra, equipa que já soma duas derrotas por 2-1 e que ainda não pontuou.

Os ingleses serão espetadores atentos do jogo que fecha a segunda jornada do grupo, pois só a vitória de Itália lhes interessa, já que esse resultado adia a

questão do ordenamento dos qualificados para a última ronda, a 24.

Muito rápidos e a rematar bem de longe, os costa-riquenhos surpreenderam a forte seleção do Uruguai, quarta classificada em 2010, mas agora é de esperar mais dificuldades ante a pragmática seleção italiana, que costuma não deslumbrar na fase de grupos para depois avançar bem no torneio.

No Grupo E, a Suíça e a França, que não impressionaram no primeiro jogo, que ganharam, discutem entre si a liderança do grupo, o que poderá valer o primeiro lugar final.

A França vem de uma fácil vitória ante as Honduras, em que não foi realmente testada, enquanto a Suíça se desgastou mais contra o Equador, anulando a desvantagem de 0-1 para ganhar por 2-1 já em tempo de descontos.

Equador e Honduras, as seleções mais fracas do grupo, jogam entre si, conscientes de que quem perder fica pelo caminho, enquanto o vencedor ainda fica a sonhar por um resultado surpresa a 25, para baralhar as contas do grupo.