A seleção portuguesa está praticamente obrigada a vencer os dois últimos encontros do Grupo G do Mundial2014 de futebol para lutar por um lugar nos oitavos de final, mas os seis pontos podem ser insuficientes.

Após a derrota com a Alemanha, por 4-0, na estreia no Brasil, Portugal ficou com as contas do apuramento mais complicadas, mas triunfos sobre Estados Unidos (22 de junho) e Gana (26) darão, em teoria, o apuramento para a segunda ronda.

Para que seis pontos sejam suficientes para Portugal se apurar, sem precisar de fazer mais contas, a Alemanha teria de pontuar frente aos Estados Unidos na derradeira ronda, mesmo que os germânicos não derrotem o Gana no sábado.

Contudo, se a Alemanha derrotar o Gana e perder com os Estados Unidos e Portugal vencer os dois próximos jogos, as três equipas terminariam o Grupo G todas com seis pontos e aí seria a diferença de golos a decidir o apuramento.

Neste cenário, os quatro golos sofridos pela equipa das “quinas" na estreia, frente à Alemanha, podiam vir a revelar-se decisivos.

Um empate frente aos Estados Unidos, no domingo, não afasta definitivamente Portugal da segunda fase, mas deixa as contas ainda mais complicadas, uma vez que teria de derrotar o Gana na última jornada e esperar um triunfo da Alemanha sobre os Estados Unidos.

Ainda assim, voltaria a ser a diferença de golos a decidir o apuramento, sendo que as duas equipas entrariam para a derradeira jornada com uma diferença de cinco golos favoráveis aos Estados Unidos.

Com dois empates na segunda jornada, Portugal precisaria de vencer o Gana na despedida do Grupo G e esperar que Alemanha e Estados Unidos não empatassem, decidindo depois o apuramento com o derrotado através da diferença de golos.

Se Portugal vencer no sábado e a Alemanha e o Gana empatarem, a seleção lusa apenas não se apura se perder na última jornada, sendo que dois empates na derradeira ronda obrigariam ao desempate entre lusos e norte-americanos.

Com uma vitória do Gana sobre a Alemanha e um empate de Portugal com os Estados Unidos, a seleção portuguesa, caso somasse três pontos, passaria se os germânicos perdessem, necessitando de desempatar, caso se registe qualquer outro resultado.

Caso seja derrotado frente aos Estados Unidos, Portugal apenas não será imediatamente eliminado se a Alemanha perder com o Gana, precisando depois de vencer os africanos na última ronda e esperar um triunfo dos norte-americanos. Neste caso, Portugal, Alemanha e Gana decidiriam o segundo apurado pela diferença de golos.