E se a cidade perdida no meio da selva, da maior reserva natural do planeta, tivesse sido o berço do futebol no Brasil? A afirmação é feita pelo produtor Chicão Fill, que está a terminar um documentário sobre a origem do desporto em Manaus.

O produtor afirma, citado pelo UOL Esporte, que as primeiras partidas disputadas em Manaus datam de 1890, muito antes de Charles Miller, considerado o pai do futebol em Terras de Vera Cruz (alguns documentos apontam para que o primeiro jogo de futebol tenha sido a 14 de abril de 1985, em São Paulo).

Cjicão Fil afirma que a primeira sede do Vasco da Gama, clube brasileiro mais português, foi criada em 1913 na colónia portuguesa em Manaus, com a cruz de malta ao peito, e que a 'sucursal' do Rio de Janeiro, e que existe até hoje, só se estreou enquanto clube de futebol em 1916 (foi criado como clube de regatas em 1889).

A chegada do futebol a Manaus está ligada à Revolução Industrial que por lá aconteceu no final do séculos XIX e com a chegada dos ingleses.Durante a recolha de informação, o produtor descobriu que os primeiros relatos de futebol datam de 1890, mas naquela altura um desporto de elite, algo que só se alterou no século seguinte.

Mas também os portugueses tiveram 'mão' no futebol manauense. Joaquim Gonçalves Araújo, abastado comerciante português que se instalou em Manaus, financiou uma equipa de futebol, com uma particularidade: era dirigida por mulheres.

Portugal e Estados Unidos jogam domingo, às 23h00 (hora de Lisboa)