O veterano avançado Miroslav Klose igualou hoje o brasileiro Ronaldo na liderança dos melhores marcadores da história dos mundiais de futebol, ao apontar o seu 15.º tento, face ao Gana, em Fortaleza.

O avançado da Lázio de Roma entrou aos 69 minutos, para o lugar de Mario Götze, que havia marcado o primeiro tento dos germânicos, e faturou aos 71, restabelecendo a igualdade, já que, pelo meio, os ganeses apontaram dois tentos.

Klose conta agora 15 golos em fases finais, entre 2002 e 2014, os mesmos do “Fenómeno”, que atingiu esta marca no decorrer do Mundial de 2006, na Alemanha.

O jogador alemão estava no segundo posto dos marcadores, em igualdade com o compatriota Gerd Müller, autor de 10 tentos em 1970 e quatro - incluindo o que ditou o título da RFA - em 1974, desde que “bisou” nos “quartos” do Mundial de 2010, na goleada à Argentina (4-0), então comandada por Diego Armando Maradona.

Depois desse jogo, o avançado germânico fez um primeiro ataque à liderança da tabela, mas não conseguiu os seus intentos, ao ficar em “branco” nas meias-finais do Mundial2010, face à Espanha (0-1), apesar de ter jogado os 90 minutos.

O jogo seguinte, de apuramento do terceiro lugar, face ao Uruguai (3-2), abria boas perspetivas a Klose, mas Joachim Löw optou por apresentar uma equipa secundária, deixando o avançado no banco, como aconteceu na estreia no Mundial2014, face a Portugal, na goleada por 4-0.

O avançado de 36 anos, natural de Opale, na Polónia, teve a primeira oportunidade no Brasil face aos ganeses e só demorou dois minutos a marcar, apontando também o seu 70.º tento na “mannschaft”, reforçando o estatuto de melhor marcador.

A história dos golos de Klose em Mundiais começou a ser escrita a 01 de junho de 2002, na sua estreia na prova, com um “hat-trick” face à Arábia Saudita, que a Alemanha goleou por 8-0.

Nos dois jogos seguintes da fase de grupos, o avançado germânico marcou mais dois golos, um à República da Irlanda (1-1) e outro aos Camarões (2-0), mas, depois disso, não mais marcou na prova, ficando-se pelos cinco tentos – Ronaldo marcou oito.

Em 2006, apontou mais quatro tentos na fase de grupos, com “bis” à Costa Rica (4-2) e ao Equador (2-0), para, nos “quartos”, marcar à Argentina (1-1 após prolongamento e 4-2 nos penáltis) o golo que lhe deu o título de melhor marcador dessa edição.

Há quatro anos, na África do Sul, só marcou um golo na fase de grupos, à Austrália (4-0), mas, a eliminar, apontou mais três, um face à Inglaterra (4-1) e mais dois à Argentina (4-0), passando a totalizar 14 em Mundiais. Hoje, chegou aos 15.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.