O selecionado holandês, Louis Van Gaal teceu duras críticas ao calendário da FIFA para a terceira jornada da mundial do Brasil. Van Gaal afirma que a FIFA falhou em termos de fair-play na elaboração do calendário da última jornada da fase de grupos.

Em causa está o fato de a Holanda discutir a primeira posição do grupo B sem que sejam conhecidas as seleções apuradas do grupo A. A “Laranja Mecânica” terá, nos oitavos de final, de enfrentar uma das seleções que passem à próxima fase no grupo A: na calha está o anfitrião Brasil, México e os Camarões.

“É ridículo. A FIFA faz referência ao fair play em todos os jogos e nos anúncios publicitários, mas a forma como eles recorrem a estes truques e agendam os jogos do Brasil nada tem de fair play. Vamos focar-nos na vitória com o Chile e penso que o facto de o Brasil jogar depois não nos irá afetar. Apenas esperamos que eles cumpram o seu dever desportivo”, afirmou o selecionador holandês.

Para além do fair-play desportivo, Van Gaal criticou também a arbitragem dos jogos da Holanda. O selecionador holandês apontou os erros de arbitragem contra a sua equipa e a nomeação de um árbitro estreante para a terceira jornada da fase e grupos. O árbitro escolhido pela FIFA é o gambiano Bakary Gassama

“Já foram assinalados dois penáltis inacreditáveis contra nós e isso poderia ter afetado a nossa qualificação. Pode ser que este árbitro, que eu nunca vi em ação, faça um trabalho melhor”, concluiu.