Poucos países conseguem ter um impacto cultural tão forte noutras nações como os Estados Unidos da América. Desde os filmes de Hollywood aos êxitos musicais das estrelas ‘born in USA’, como Elvis Presley, passando pela gastronomia e pelos automóveis, tudo é exportável e consumido além-fronteiras.

Portugal não é exceção e apenas o Oceano Atlântico nos separa dos ‘yankees’. Muitos partiram em busca do sonho americano, outros trouxeram um pouco desse ambiente para Portugal. É o caso do restaurante americano ‘Fifties’, no Parque das Nações, em Lisboa, onde o subgerente Paulo Oliveira nos conta como este espaço americano foi recebido.

"Há uma identificação com os filmes e com todo o imaginário americano com que as pessoas se identificam. Conseguimos criar este espaço que agradou às pessoas", afirma ao SAPO Desporto.

Criado em 2009, o espaço recria o imaginário da década de 50 nos Estados Unidos, os anos do baby-boom pós-guerra, da explosão cultural e de um otimismo sem limites no futuro. Por estes dias, joga-se também o futuro de portugueses e americanos no Mundial de futebol, no Brasil. Mais do que um duelo entre gastronomias, é no relvado que se espera hoje um triunfo lusitano, mesmo que acompanhado por hambúrgueres americanos.

"Eles têm evoluído bastante, mas acho que ainda não rivalizam com Portugal", frisa, acrescentando estar à espera de festejar uma vitória portuguesa esta noite.

O decisivo jogo entre Portugal e os Estados Unidos disputa-se este domingo, em Manaus, às 23h00 portuguesas.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.