A Espanha derrotou a Austrália por 3-0 num jogo que não contou para mais do que mera dignidade. David Villa, Fernando Torres e Juan Mata fizeram os golos da “Roja” e evitaram o desfecho mais trágico para a seleção espanhola.

De início, a falta de pontos acumulados nas duas primeiras jornadas parecia pesar menos aos jogadores australianos do que aos campeões do mundo em título. Foram os “Socceroos” a controlar os primeiros minutos de jogo, ainda que sem grandes lances de perigo. Só que depois apareceram David Villa e Andrés Iniesta, dois ícones do futebol espanhol que se recusavam a deixar o futebol internacional pela porta pequena.

David Villa aproveitava as debilidades defensivas dos australianos para causar perigo e foi o protagonista do primeiro tempo. O espanhol demonstrou à Austrália aquilo que pode fazer na liga daquele país quando o relógio marcava 36 minutos. Juanfran arranca pela direita e cruza para uma finalização de classe de David Villa. O calcanhar do avançado, que vai alinhar pelo Melbourne City na próxima época, ofereceu um momento de rara beleza a uma partida em que só a honra estava em jogo.

O melhor marcador de sempre da seleção espanhola despediu-se aos 56 minutos, rendido por Mata. Um momento emocional para David Villa, que deixou em Curitiba a sua última lição de como fazer golos com a camisola da “Roja”.

A Austrália reagiu bem à desvantagem e aproximou-se da grande área de Reina com perigo, mas aos 69 minutos reapareceram os históricos do futebol espanhol. Iniesta entregou a bola numa bandeja de prata a Fernando “El Niño” Torres, que só teve de finalizar. Matthew Ryan completamente batido, 2-0 para os espanhóis e o terceiro lugar quase assegurado no grupo B.

A Espanha “matou” o jogo aos 82 minutos, quando os defesas australianos já davam sinais de exaustão. Juan Mata recebeu um passe longo de Fabregas e fechou o resultado com um remate traiçoeiro de pé esquerdo.

Vitória confortável para a Espanha no jogo mais triste para os comandados de Del Bosque, que assim conseguem evitar o último lugar do grupo B. A Austrália deixa o Campeonato do Mundo sem qualquer ponto conquistado.