O Brasil goleou esta noite os Camarões, por 4-1, no jogo da última jornada do grupo A do Mundial 2014 e o seu centésimo na história da prova, e consumou a sua passagem aos oitavos de final no primeiro lugar do grupo A, marcando assim encontro na fase seguinte com o Chile.

A qualificação do anfitrião do Campeonato do Mundo era um dado quase adquirido, mas Neymar começou a transformá-lo em facto consumado logo aos 17 minutos, na sequência de uma boa jogada desenhada por Luís Gustavo, que roubou a bola no flanco esquerdo e cruzou para o remate certeiro de primeira do avançado do Barcelona, que assinava o seu terceiro tento na competição.

Curiosamente, até então os africanos já tinham deixado boas indicações e chegaram mesmo a ameaçar a baliza de Júlio César. Porém, a eficácia da seleção de Luiz Felipe Scolari falou mais alto. O golo veio mudar a feição da partida, com o Brasil a crescer inevitavelmente no desafio disputado no Estádio Nacional, em Brasília.

Contudo, os camaroneses, que já estavam eliminados antes de entrarem em campo, não se renderam e chegaram ao empate aos 26', por intermédio de Matip, que desviou facilmente uma bola cruzada por Nyom.

A boa resposta africana sofreu novo golpe poucos minutos depois, novamente por culpa de Neymar, que fechou um belo lance individual com um remate colocado à entrada da grande área dos Camarões. Estava feito o 2-1, resultado com que se chegou ao intervalo.

Se ainda restavam dúvidas sobre a história do jogo, estas foram desfeitas logo aos 49', por Fred. O avançado respondeu da melhor maneira a um cruzamento de David Luiz, num lance em que ficou no ar a ideia de fora de jogo. Com o 3-1, o Brasil levantou o pé do acelerador, mas com os golos mexicanos do outro lado importava continuar a marcar para segurar a liderança no grupo.

Dito e feito. Aos 84', Fernandinho fechou a goleada em 4-1, culminando uma boa combinação entre Óscar e Fred. Foi a expressão inevitável da superioridade brasileira, que confirma assim o favoritismo no grupo e segue para os oitavos de final com a melhor atuação dos três jogos já realizados. Já os Camarões despedem-se sem glória do Brasil.