O jornal inglês The Daily Telegraph avança esta segunda-feira que o presidente da Associação de Futebol do Gana está envolvido num caso de manipulação de resultados que envolve a seleção ganesa.

Na investigação do The Daily Telegraph em parceria com o Channel 4, que durou seis meses, os jornalistas juntaram-se a um ex-investigador da FIFA e apresentaram-se à Associação de Futebol do Gana como uma sociedade de investidores que estava interessada em "patrocinar" jogos. O agente FIFA, Christopher Forsythe, e Obede Nketiah, dirigente da federação ganesa, deixaram claro que poderiam colocar funcionários corruptos em partidas da seleção africana.

O presidente Kwesi Nyantakyi juntou-se posteriormente à reunião e, de acordo com o jornal, assinou um contrato para a participação do Gana em jogos manipulados em troca de 170 mil dólares (124 mil euros) por jogo, com a escolha dos árbitros a ficar por conta dos jornalistas e do ex-investigador.

O periódico britânico ressalva que "isto não implica necessariamente o Gana neste Mundial, mas pode haver uma grande probabilidade".

A seleção africana, que surpreendeu no jogo com a Alemanha, defronta na quinta-feira Portugal em jogo decisivo no Grupo G.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.