Quando a seleção brasileira entrar em campo para defrontar os Camarões vai cumprir o seu 100 jogo em mundiais.

Na história, apenas uma seleção possui mais jogos do que o Brasil, a Alemanha, que contabiliza mais um jogo do que o escrete. No jogo de hoje, no Estádio Mané Garrincha, o jogo da terceira jornada do grupo A vai ser o palco para a festa brasileira. No entanto, será uma festa sob pressão.

Embora o Brasil esteja na melhor posição para garantir a passagem aos “oitavos”, a qualificação ainda não está garantida. A seleção de Luiz Filipe Scolari divide o primeiro lugar com o México (ambos com quatro pontos) e em caso de vitória ou empate garante automaticamente a passagem à próxima fase. Apenas se perder é que existe a possibilidade de o anfitrião ficar pelo caminho.

Para o Brasil ser eliminado, mexicanos e croatas necessitam de empatar e esperar a derrota do escrete. No mais improvável dos casos, a seleção brasileira pode ficar pelo caminho se o México perder com a Croácia desde que a diferença de golos seja superior a três golos.

As equipas do grupo A que se qualificarem vão cruzar com os dois apurados do grupo B onde o Chile e a Holanda decidem, hoje também, quem fica com o primeiro lugar do grupo. Os jogos do grupo A têm início às 21h00 (hora de Lisboa) e os do grupo B têm o pontapé de saída marcado para as 17h00.