A seleção portuguesa de futebol comprometeu domingo a sua continuidade no Mundial2014, ao empatar a um golo com os Estados Unidos, e, agora, só um “milagre” evitará a sua despedida prematura da competição.

Para se perceber as hipóteses escassas que restam a Portugal, basta dizer que, caso a Alemanha vença por 1-0 os Estados Unidos na quinta-feira, a seleção portuguesa terá de golear o Gana por quatro golos de diferença.

Na Arena Amazónia, em Manaus, Portugal até começou o jogo praticamente a ganhar, com um golo prematuro de Nani, a aproveitar um “brinde” da defesa adversária. Não podia pedir maior suplemento de motivação e confiança logo a abrir, mas o que se verificou é que a equipa estremeceu toda face à reação imediata dos norte-americanos.

Não foi capaz de controlar o jogo, de ter bola, de a trocar, de quebrar o ímpeto dos norte-americanos, que colocaram uma intensidade no jogo para a qual a seleção portuguesa não teve capacidade de resposta em termos físicos e só alguma felicidade permitiu que chegasse ao intervalo em vantagem.

No entanto, os Estados Unidos viraram o resultado na segunda parte e só um golo de Varela, no último minuto do período de compensações, colocou Portugal a “respirar pela máquina”, quando parecia já ter assinado a despedida do Mundial.

No Grupo H, a Bélgica assegurou o apuramento para os oitavos de final do Mundial2014 e confirmou o favoritismo que lhe era atribuído, ao vencer domingo a Rússia por 1-0, depois da vitória “arrancada a ferros” sobre a Argélia, na primeira jornada, ao virar um resultado adverso de 1-0 para 2-1.

Os belgas apresentaram-se com aspirações legítimas de chegar longe na competição, pela valia indiscutível de uma nova geração que desponta, mas voltaram a não impressionar, à imagem do que tinham feito no jogo inaugural frente à Argélia, mas já somam duas vitórias e estão em posição privilegiada para serem os primeiros do grupo.

Valeu um golo do miúdo Divock Origi, de 19 anos, aos 88 minutos, depois de uma jogada de Eden Hazard.

Por seu lado, a Rússia voltou a desiludir, depois do empate inaugural a um golo com a Coreia do Sul, mas as más prestações das seleções russas nas fases finais das grandes competições já se tornaram tradicionais.

Na outra partida do grupo, a Argélia derrotou de forma assertiva a seleção sul-coreana por 4-2, no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, bastando-lhe agora um empate com a Rússia na quinta-feira para assegurar um lugar nos oitavos de final.

A seleção argelina resolveu o jogo na primeira parte, ao fim da qual chegou a vencer por 3-0, a culminar uma entrada poderosa, limitando-se a controlar a reação expetável dos coreanos na etapa complementar.

Os marcadores dos dois primeiros golos da formação africana jogaram em 2013/14 no campeonato luso, o avançado do Sporting Islam Slimani, que abriu o marcador e ainda fez a assistência para o terceiro, e o central da Académica Rafik Halliche.