Com olhar na história, a Costa do Marfim defronta esta terça-feira a Grécia, na derradeira ronda do gruo C do Mundial do Brasil para garantir a qualificação inédita aos oitavos-de-final desde a estreia em 2006, na Alemanha.

Depois da edição germânica, os marfinenses marcaram presença em campeonatos do mundo consecutivamente em 2010, na África do Sul, e agora em 2014 no Brasil, mas nunca lograram passar para a outra fase.

Em jogo está também a dignidade de uma geração de atletas, que também nunca conseguiram vencer um campeonato africano, destacando-se Yaya Toure, melhor jogador africano em duas ocasiões, e Didier Drogba, o maior goleador da atualidade na Costa do Marfim.

A seleção está envolto em clima de pesar devido à morte do irmão de Yaya Toure e Kolo Toure, mas que apesar disto decidiram ficar com o coletivo para a derradeira empreitada da fase inicial.

Com a líder Colômbia já apurada (seis pontos), o representante africano deve vencer para não depender de terceiros, no caso de o Japão protagonizar o feito de derrotar os colombianos na última partida.

Com três pontos e a depender apenas de si, a Costa do Marfim começou o mundial com vitória diante do Japão (2-1), em Recife, e perdeu com a Colômbia (1-2) no Estádio Nacional.

O empate ainda pode garantir a passagem do conjunto africano para segunda fase se a Colômbia vencer o Japão. A derrota elimina a Costa do Marfim em definitivo.