Os festejos da vitória do Brasil sobre os Camarões, na segunda-feira, que valeu a qualificação dos anfitriões para os oitavos de final do Mundial de futebol de 2014, espalhou-se por ruas do centro da cidade de São Paulo.

O vale do Anhangabaú, espaço destinado à Fan Fest da FIFA no centro de São Paulo, teve os acessos fechados após a entrada de 30 mil pessoas, que juntas, sofreram até o primeiro golo de Neymar, aos 16 minutos do primeiro tempo, e se queixaram aos 25 minutos da mesma etapa, com o golo de Camarões.

A animação, entretanto, não acabou, e o som de buzinas e cantos era frequente mesmo durante o empate. Após os 34 minutos do primeiro tempo, os brasileiros só tiveram motivos para comemorar, com o segundo golo de Neymar e, no segundo tempo, um de Fred e outro de Fernandinho.

Além dos adeptos brasileiros, o laranja dos holandeses e o vermelho e azul dos chilenos, cujas seleções também jogaram na segunda-feira, em São Paulo, destacavam-se no local.

"Aqui é muito mais animado do que ver [a partida] em casa. A folia contagia e a gente comemora com os chilenos de rosto colorido, com os holandeses de três metros de altura e até com os de Camarões", afirmou a publicitária Camila de Souza Gomes, 25 anos, que se divertia a tirar diversas fotos.

Do lado de fora do espaço da Fan Fest, alguns adeptos espremiam-se em frente a televisores de bares, enquanto outros tomavam a rua com batuques de samba, dança e cantos a favor do Brasil. "O Brasil ganhou, mas ainda precisa melhorar, e ter mais garra daqui para frente", afirmou o agente de tráfego Edson Santos, 30 anos, que destacou a atuação do avançado Neymar e do médio Fernandinho.

Já a cozinheira Conceição Guimarães, 56 anos, estava mais interessada na festa. "A Copa [Mundial] voltou para o Brasil e a gente tem de aproveitar. Tem multidão, tem um monte de estrangeiro e toda essa emoção. Já bebi tudo o que podia e vou beber mais para comemorar", afirmou.

Nas ruas do centro de São Paulo, os adeptos do Chile, próximo adversário do Brasil, também caíram no samba. Mas a comemoração conjunta acabará no próximo sábado, quando as equipas se enfrentarem nos oitavos de final. "Viva a festa brasileira, mas a próxima partida vai ser difícil e esperamos ganhar", afirmou o chileno Marcelo Elgueta, 31 anos.