Henrique Jones pronunciou-se sobre a polémica em torno do estado físico de Cristiano Ronaldo e assegurou que o capitão da Seleção estava em condições físicas, apesar das muitas dúvidas que se levantaram relativamente ao seu joelho esquerdo.

"Em termos médicos não sei o que é 100%. Clinicamente, o Ronaldo estava em condições de competir. Medicamente estava apto para competir", atirou o responsável médico da Seleção numa conferência de imprensa realizada esta terça-feira, em Campinas.

O clínico da equipa das quinas esclareceu de seguida a cronologia da patologia que afetou o avançado do Real Madrid. "O Cristiano Ronaldo tem a primeira lesão a 6 de abril quando se fala da lesão do tendão rotuliano, depois omite-se essa lesão. O Ronaldo nunca nestes dois meses e meio treinou como está a treinar agora. Ele não treinava só jogava. Temos uma relação de empatia e seriedade com o departamento médico do Real Madrid. Estivemos sempre a par dos exames que ele fez e do esquema médico de resguardo e gestão do jogador. Nós sabíamos as condições que ele tinha", explicou.

"Posso-lhe dizer que no dia em que Portugal joga com o México fizemos a única ressonância a Ronaldo e que nos tranquilizou face a essa lesão do tendão rotuliano. Tratámos o jogador do ponto de vista médico e do seu repouso. Quando vimos que não havia problema, libertámo-lo para o treino", salientou ainda Henrique Jones, lembrando então a longa temporada a que o craque esteve sujeito em Espanha: "Um terço da nossa equipa joga em Espanha e não é por acaso que a Espanha vai para casa. A sobrecarga é importante."