Mais de 2.500 norte-americanos assinaram a petição que pede ao presidente dos Estados Unidos que conceda tolerância de ponto na quinta-feira para que possam assistir ao jogo dos Estados Unidos frente à Alemanha, no Mundial2014 de futebol.

A petição, criada na segunda-feira, refere que, “no jogo com a Alemanha, os Estados Unidos têm a possibilidade de passar a fase de grupos do Mundial” e lembra que “milhões de pessoas em todo o país não poderão ver a partida, que se disputa ao meio-dia”.

O documento alerta para a possibilidade de, para conseguir ver o jogo, muita gente ir prolongar a hora de almoço e outros alegarem doenças para não irem trabalhar.

Os signatários pedem a Barack Obama que considere a próxima “quinta-feira um dia festivo” e acrescentam: “Façamos as coisas de forma correta, com uma pausa no trabalho para que todos possamos ver o jogo”.

Os Estados Unidos, que no domingo empataram 2-2 com Portugal, podem garantir a qualificação para os oitavos de final do Mundial2014, com um empate ou uma vitória no jogo frente à Alemanha.

Uma derrota com os germânicos poderá não afastar os norte-americanos dos “oitavos”, mas neste caso vai implicar um desempate com recurso à diferença de golos com Portugal ou Gana, dependo de quem vencer o embate entre ambos, sendo que um empate entre portugueses e ganeses também apura os Estados Unidos.