Este Campeonato do Mundo está-se a transformar numa autêntica Copa América. Até agora, sete seleções americanas estão já classificadas para os oitavos de final, enquanto a Europa ainda só garantiu três equipas na próxima fase.

O continente americano pode, aliás, garantir mais de metade das equipas presentes nos oitavos de final. Basta para isso que os Estados Unidos (segundos do grupo G) e o Equador (segundo do grupo E) consigam a qualificação, juntando-se assim aos já apurados Uruguai, Brasil, Argentina, Colômbia, Costa Rica, México e Chile nos “oitavos”.

O domínio americano em Mundiais disputados “em casa” não é, aliás, nada de novo. Nunca uma seleção europeia conquistou o primeiro lugar do Mundial nesta região.

O primeiro Campeonato do Mundo alguma vez disputado aconteceu, aliás, no continente americano. O Uruguai foi a sede e as seleções daquele continente asseguraram o pódio. Os anfitriões garantiram o primeiro lugar, batendo a Argentina na final, enquanto os Estados Unidos ficaram com o terceiro lugar.

Vinte anos depois, e já depois do cancelamento de duas edições da competição devido à Segunda Guerra Mundial, o Brasil recebeu o Mundial de 1950. O Uruguai voltou a ser feliz, derrotando o anfitrião no já famoso “Maracanazo”. Com um modelo invulgar, este foi o único Mundial a não ter quaisquer partidas eliminatórias. A Suécia ficou no terceiro lugar, a Espanha ficou em quarto.

Em 1962, no único Mundial a ser disputado no Chile, o Brasil conseguiu o seu segundo título (o primeiro tinha sido na edição anterior, na Suécia). Os brasileiros venceram a Checoslováquia na final, com o próprio Chile a conquistar o terceiro lugar do pódio depois de derrotar a Jugoslávia.

O México recebeu o Mundial de 1970 e aqui o Brasil voltou a ser rei. Derrotou a Itália na final por 4-1 e assegurou o terceiro título da sua história. A Alemanha Ocidental bateu o Uruguai para segurar o terceiro lugar que quatro anos antes tinha sido de Portugal.

A América do Sul recebeu pela última vez um Mundial em 1978, com a Argentina a sediar a competição e a conquistar o título mundial frente à Holanda. Em 1986, a mesma Argentina foi campeã do mundo no México.

O último Campeonato do Mundo em terras americanas aconteceu em 1994, nos Estados Unidos. O Brasil conquistou o seu quarto título mundial, batendo a Itália no derradeiro jogo, por meio de grandes penalidades.

Curiosamente, e mesmo tendo em conta os Mundiais disputados em todas as regiões do Mundo, só por uma vez uma seleção europeia conseguiu vencer “fora de portas”. Aconteceu no último Mundial, quando a Espanha foi campeã na África do Sul.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.