O defesa André Almeida e o avançado Hélder Postiga trabalharam hoje de forma condicionada durante o treino da seleção portuguesa de futebol em Brasília, onde na quinta-feira decidirá a continuidade no Mundial2014 frente ao Gana.

Os dois jogadores, que recuperam de dores musculares, trabalharam à margem dos restantes convocados de Paulo Bento, o que adensa a dúvida sobre a sua aptidão física para o jogo da terceira e última jornada do Grupo G, no qual o selecionador nacional está impossibilitado de utilizar Rui Patrício e Hugo Almeida.

O guarda-redes e o avançado ficarão afastados da competição até ao fim da fase de grupos, devido a lesões musculares - que também afetaram, com maior gravidade, o já dispensado Fábio Coentrão -, pelo que até poderão não voltar a jogar do Campeonato do Mundo, que se disputa no Brasil até 13 de julho.

Para conquistar o apuramento para os oitavos de final, Portugal, último classificado, precisa não só de golear o Gana, como também de esperar que o resultado do outro jogo do Grupo G, entre a líder Alemanha e os Estados Unidos, segundos posicionados, não termine com um empate.

O treino que deveria ser de adaptação ao relvado do Estádio Nacional, conhecido por Mané Garrincha, acabou por ser realizado no Centro de Treino dos Bombeiros Militares, por indicação da FIFA, que Paulo Bento lamentou ter sido tomada à última hora.

Apesar de estar privado de alguns habituais titulares, Paulo Bento já poderá contar para o desafio com a seleção africana com o defesa Pepe, que foi expulso na goleada por 4-0 sofrida frente à Alemanha e que cumpriu um jogo de suspensão na partida com os Estados Unidos (2-2).

O primeiro encontro entre as seleções de futebol de Portugal e do Gana realiza-se na quinta-feira, no Estádio Nacional, em Brasília, com início às 13:00 horas (17:00 em Lisboa) e será dirigido pelo árbitro do Bahrain Nawaf Shukralla.