O selecionador ganês de futebol espera que o dinheiro para pagar os prémios de participação no Mundial2014 aos jogadores africanos chegue "nas próximas horas", mas assegurou que a presença no decisivo jogo com Portugal "não está em risco".

"É verdade que tivemos alguns problemas envolvendo dinheiro pela participação no Mundial, mas o Governo já está a tratar do assunto e deverá estar tudo resolvido dentro de algumas horas. A presença no jogo não está em risco", assegurou James Appiah em conferência de imprensa no Estádio Nacional de Brasília, palco da partida de quinta-feira.

O treinador ganês observou que aqueles problemas "deveriam ter sido resolvidos há muito tempo", mas advertiu que os prémios de participação são "um direito dos jogadores, tal como acontece com todas as outras seleções" e que eles não podem por isso ser apelidados de mercenários.

"Nos últimos dias nem tenho conseguido dormir. Estou numa posição difícil, pois não posso estar sempre a dizer que o dinheiro vai chegar e ele não chega. Além disso, é sempre difícil quando o moral está em baixo, porque os jogadores não rendem o seu melhor", notou.

Stephen Appiah garantiu que a sua seleção está "completamente focada" no encontro da terceira e última jornada do Grupo G e que está mais preocupado em encontrar uma forma de travar "o melhor jogador do Mundo", em referência ao avançado português Cristiano Ronaldo.

Para conquistar o apuramento para os oitavos de final, Gana e Portugal precisam não só de vencer , mas também de esperar que o resultado do outro jogo do Grupo G, entre a líder Alemanha e os Estados Unidos, segundos colocados, não se salde por uma igualdade.

"Os Estados Unidos e a Alemanha têm boas equipas. Não sei com que resultado o jogo vai acabar, mas acredito que ambas farão o seu melhor e tentarão ganhar, tal como nos vamos fazer frente a Portugal", sustentou.

O primeiro encontro entre as seleções de futebol de Portugal e do Gana realiza-se na quinta-feira, no Estádio Nacional, em Brasília, com início às 13:00 horas (17:00 em Lisboa) e será dirigido pelo árbitro do Bahrain Nawaf Shukralla.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.