A Suíça garantiu o apuramento para os oitavos de final do Mundial 2014 com um triunfo categórico sobre as Honduras por 3-0 e o empate entre França e Equador. Shaqiri foi o herói dos helvéticos com a autoria de três golos no Arena Amazónia.

Preciso como um relógio suíço analógico em plena era digital, assim foi a exibição formação helvética frente às Honduras num jogo em que o avançado do Bayern Munique, Xherdan Shaqiri, mostrou toda a sua qualidade com a autoria de três golos.

Antes do apito inicial, ambas equipas ainda tinham hipóteses de se qualificar para os oitavos-de-final da competição, mas precisavam de conquistar os três pontos na derradeira jornada do grupo A. E cedo a formação europeia deu sinais do seu poderio na forma do pé esquerdo do avançado de origem jugoslava quando aos 6 minutos num remate repentino, muito bem colocado, Xherdan Shaqiri abriu o marcador.

Em desvantagem no marcador, e a jogar com 85 por cento de humidade em Manaus, as Honduras tentaram uma reação por intermédio de Wilson Palacios, mas uma Suíça compacta e dominante impediu a criatividade dos jogadores centro-americanos. Aos 31 minutos, Shaqiri dilatou a vantagem após uma boa jogada de entendimento entre Ínler para Drmic e fixou o resultado em 2-0.

No segundo tempo, a Suíça continuou a pressionar o meio-campo das Honduras e foi sem surpresa que alcançou o terceiro golo, novamente por intermédio do pé esquerdo de Shaqiri, que aproveitando um cruzamento da esquerda de Drmic, que finta Bernárdez para servir o companheiro de equipa, faz o 3-0.

Com este resultado, a Suíça junta-se a França nos oitavos de final do Mundial 2014.