A Alemanha garantiu o primeiro lugar do grupo G ao vencer os Estados Unidos por 1-0, num jogo em que alemães e norte-americanos mostraram-se algo comprometidos quanto à busca do golo, que só viria a surgir no segundo tempo por intermédio de Thomas Müller.

À entrada da última jornada do grupo G, Alemanha e Estados Unidos partiam em vantagem para a qualificação para a fase seguinte da prova, bastando para isso um simples empate. E talvez por isso poucos foram os indícios, na primeira parte, que mostrassem que as equipas quisessem verdadeiramente marcar um golo.

Os alemães até entraram dominadores no jogo, empurrando a equipa norte-americana para a sua área defensiva, mas os constantes passes para trás, os cruzamentos sem conta peso e medida e a falta de objetividade criavam algumas dúvidas em relação da natureza do próprio jogo em si, que é fazer passar a bola pela linha de golo.

Ao intervalo, o resultado de 0-0 garantia o apuramento de Estados Unidos e Alemanha e afastava em definitivo Portugal e Gana dos oitavos-de-final. No segundo tempo, Joachim Löw lançou Klose para o lugar de Podolski e os alemães imprimiram mais atitude no seu jogo ofensivo. Klose esteve perto de marcar o seu 16º golo num Mundial aos 51 minutos, mas o esférico não chegou nas melhores condições ao gigante alemão e seria Thomas Müller a inaugurar o marcador aos 55 minutos com um remate de pé direito muito colocado a bater Tim Howard.

Até ao final do jogo, os Estados Unidos não conseguiram apresentar argumentos para empatar o encontro frente a uma Alemanha estranhamente trapalhona nos momentos de decisão. Com este resultado e o triunfo de Portugal sobre o Gana, por 2-1, a Alemanha e os Estados Unidos estão na próxima fase da competição, ocupando o primeiro e segundo lugares do Grupo G, respectivamente.