O selecionador nacional assumiu que a campanha de Portugal no Mundial 2014 foi negativa, e que o resultado frente à Alemanha condicionou a moral da equipa portuguesa para o resto da prova, apesar de considerar que se podia ter feito mais frente aos EUA e Gana.

"Fazer o balanço do Mundial? No flash é mais difícil de fazer, mas é um balanço negativo porque não alcançámos os objetivos. Analisando os três jogos que fizemos tivemos aquilo que merecemos. Ficamos demasiado condicionados pelo primeiro jogo com a Alemanha, fez bastante mossa na equipa. A reação que tivemos com os EUA foi algo de positivo, e com o Gana poderíamos ter tido uma vantagem maior. Na segunda parte podíamos ter alcançado um resultado mais gordo. Mas há que dar os parabéns à Alemanha e aos EUA que passaram à fase seguinte", afirmou Paulo Bento no flash interview da RTP.

O treinador salientou que "Portugal vale mais" do que deixou demonstrado neste Mundial e que a única deceção tem a ver "com o facto de não se ter alcançado o objetivo proposto". "Não estou dececionado porque não foi por falta de empenho ou atitude. Cometemos erros, assumo inteiramente. [Se mudou de ideias quanto à saída do cargo] Não passaram ainda 24 horas sobre a conferência de ontem. Só se tivesse ensandecido é que ia mudar de opinião", frisou.

Paulo Bento assumiu que "o primeiro jogo deixou uma margem de manobra reduzida", mas que a equipa teve "uma reação positiva nos dois jogos" seguintes. "O resultado do jogo de hoje pareceu-me escasso para o que produzimos, mas o futebol também é isto".

Portugal está fora do Mundial de futebol do Brasil, depois de uma derrota, um empate e uma vitória.