O futebolista belga Anthony Vanden Borre fez uma fissura no perónio no jogo de quinta-feira, frente à Coreia do Sul, do grupo H do Mundial2014, e está inapto para o resto da competição, anunciou esta sexta-feira o selecionador Marc Wilmots.

“Anthony não jogará mais neste Mundial, mas permanecerá junto da equipa”, escreveu Wilmots na sua conta no Twitter.

Vanden Borre, que tinha o tornozelo direito inchado, foi sujeito a um raio-x num hospital de São Paulo, que revelou a fissura do perónio quando o jogador pensava que tinha sofrido apenas uma entorse.

O jogador, que era a segunda escolha de Wilmots para o lugar de lateral direito, ocupado pelo titular Toby Alderweireld, tinha feito os primeiros minutos neste Mundial frente à Coreia do Sul.

Entretanto, há mais três jogadores cujo estado e saúde preocupa o selecionador Marc Wilmots, sobretudo Vicent Kompany, defesa central do Manchester City, que não treina desde quarta-feira e mantém as dores na virilha que o levaram a parar, estando em dúvida para o embate dos oitavos de final frente à seleção dos Estados Unidos.

Outro caso clínico é o de Thomas Vermaelen, defesa do Arsenal, lesionado na coxa direita durante a partida com a Rússia há cinco dias, que fez um treino ligeiro sem bola e separado dos companheiros.

Outro defesa, Laurent Climan, teve de receber uma infiltração nos adutores, mas o selecionador belga espera recuperar os três futebolistas para o embate com a seleção norte-americana.

“Estas ausências podem ser um problema, mas eu tenho soluções para os substituir. O Daniel Van Buyten e o Nicolas Lombaerts jogaram muito bem no eixo da defesa frente aos coreanos”, disse Marc Wilmots.

Os “diabos vermelhos” impuseram-se à Coreia do Sul na terceira jornada do grupo H, graças a um golo de Jan Vertonghen e garantiram o primeiro lugar com nove pontos e a consequente qualificação para os oitavos de final, na qual irão defrontar os Estados Unidos, segundo classificado do grupo G, de Portugal.

“Os norte-americanos são muito físicos e correm sem parar. Preciso de ter jogadores fisicamente a cem por cento”, declarou Wilmots.