O presidente do Gana, John Mahama, decidiu esta sexta-feira abrir um inquérito no seguimento da derrota (2-1) da seleção de futebol do país frente a Portugal e à eliminação na fase de grupos do Mundial2014.

“Vamos constituir uma comissão para clarificar a participação do Gana no Mundial. Temos que ver todo o processo, do princípio ao fim”, disse o governante durante um encontro de líderes da União Africana em Malabo, na Guiné Equatorial.

O político apelou ainda a uma construção de uma nova equipa dos “Black Stars” e instou os seus compatriotas para que continuem a “apoiar a seleção, apesar da eliminação”.

O Gana terminou o grupo G do Mundial em último lugar, com um ponto, em resultado das derrotas com os Estados Unidos (2-1) e Portugal (2-1) e ao empate com a Alemanha (2-2).

Antes do último encontro, na quinta-feira, no qual os ganeses ainda tenham possibilidades de qualificação, dois jogadores da equipa, Kevin Prince Boateng e Muntari, foram excluídos pelos dirigentes devido a indisciplina.

A participação do Gana também ficou marcada por uma greve dos jogadores, na segunda-feira, devido ao não pagamento dos prémios previstos para o Mundial.

O problema acabou por ser resolvido na quarta-feira, com o governo a enviar para o Brasil três milhões de dólares em dinheiro vivo para pagar aos futebolistas,

uma situação que levou à intervenção do presidente do país.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.