O Brasil vai ter de mostrar hoje se tem ou não capacidade para alcançar o "hexa", naquele que será o teste mais duro que teve até agora no Mundial2014, frente ao Chile, nos oitavos de final.

Apesar do primeiro lugar no Grupo A, com vitórias sobre Croácia e Camarões e um empate perante o México, a equipa de Luiz Felipe Scolari ainda não convenceu totalmente, dispondo aogra de nova oportunidade no Mineirão, em Belo Horizonte, a partir das 13:00 locais (17:00 em Lisboa).

A seleção “canarinha” sentiu dificuldades para superar a Croácia na estreia, – um penálti fantasma na segunda parte abriu caminho ao triunfo (3-1) com o resultado em 1-1 – não foi capaz de ultrapassar uma seleção madura e compacta como a mexicana, e só se impôs de forma assertiva frente a uma seleção dos Camarões taticamente pouco rigorosa.

O trajeto do Chile no grupo B deixou perceber que o Brasil vai ter pela frente o oponente mais forte que enfrentou até agora e que lhe vai criar problemas com os quais ainda não se defrontara, uma equipa com uma sólida organização defensiva, que evidencia uma condição física excelente e que tem individualidades no ataque capazes de fazer a diferença como Alexis Sanchez e Eduardo Vargas.

No outro jogo de hoje dos oitavos de final, a Colômbia, que somou três vitórias num grupo acessível, tem algum favoritismo face a um Uruguai que se apresenta no Maracanã marcado por um duro golpe, a perda do “insubstituível” Luis Suárez, castigado pela FIFA com nove jogos de suspensão por ter mordido o italiano Chiellini. O jogo está marcado para as 17:00 (21:00 em Lisboa).

A Colômbia mostrou argumentos fortes para aspirar aos quartos de final, desde uma defesa sólida, um meio-campo de alta rotação graças à dinâmica de Juan Cuadrado e no qual emerge o talento e a criatividade de James Rodriguez, a um ataque que pode ganhar outra capacidade finalizadora com a titularidade conquistada pelo portista Jackson Martinez na partida frente ao Japão.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.