O médio holandês Wesley Sneijder afirmou hoje que a sua seleção é candidata ao título no Mundial2014 de futebol, na véspera de defrontar o México, para os oitavos de final da prova.

“Por que não podemos ganhar desta vez? Creio que temos uma grande equipa e um grande espírito, pelo que temos que competir pelo título”, disse o médio do Galatasaray, recordando que, há quatro anos, a seleção conhecida como “laranja mecânica” foi finalista do torneio realizado na África do Sul.

Para Sneijder, esse jogo (derrota frente à Espanha, por 1-0, após prolongamento), foi “um dos mais difíceis” da sua carreira, até ao momento. Porém, “o que o futebol tem de encantador é que é sempre possível vingar derrotas anteriores”, enfatizando a goleada à Espanha (5-1), na abertura da fase de grupos.

O médio do clube turco destacou que o ambiente na seleção “é fantástico”, sobretudo pelo facto de terem somado só vitórias “num grupo muito difícil” e porque “muita gente disse, antes do Mundial começar, que a Holanda não tinhas grandes hipóteses”.

“A confiança começou a crescer. Quando se ganha a todas as equipas do grupo - Espanha, Chile e Austrália -, se fica em primeiro e se tem 10 golos apontados, é sinal de que o trabalho foi fantástico”, disse o jogador.

Wesley Sneijder prosseguiu: “Temos que chegar a qualquer torneio com a ambição de levar o troféu para casa e é assim que abordamos este. E o nosso desejo está patente na forma como jogamos”.

Também o papel do selecionador Louis Van Gaal é tido em conta no entusiasmo do jogador: “Está acima de nós e acredita na forma como jogamos. Para a maioria de nós, o sistema era novo e a maioria teve que assumir tarefas que não eram costumeiras, o que requer tempo e prática”.