O Mundial2014 prossegue hoje com dois duelos, um dos quais ditará um estreante nos “quartos”, a sair do confronto entre Costa Rica e Grécia, enquanto o Holanda-México põe em confronto duas seleções muito ambiciosas.

Os holandeses, cujos discursos proferidos nos últimos dias já não escondem a ambição de conquistar a “Copa”, voltam a poder contar com o avançado Robin van Persie, que não disputou o último jogo da fase de grupos (2-0 ao Chile), por se encontrar suspenso, por ter somado dois cartões amarelos.

Também por sanção idêntica, o México não vai poder contar com o médio Jose Vasquez, mas é no meio campo que está um dos seus mais relevantes jogadores neste mundial, até ao momento: Hector Herrera, do FC Porto.

A Holanda, vice-campeã em título, vai tentar finalizar pela sexta vez no “top 8”, à 10.ª presença, enquanto os mexicanos procuram os primeiros “quartos” fora de casa – só o conseguiram em 1970 e 1986, quando foram anfitriões do Mundial.

O encontro realiza-se em Fortaleza, a partir das 17:00 (em Lisboa), no Estádio Castelão, e será dirigido pelo árbitro português Pedro Proença.

Por sua vez, a equipa helénica, dirigida por Fernando Santos, disputa, a partir das 21:00, esse momento histórico com a grande sensação da fase de grupos, depois de ver um grupo com três campeões do Mundo, a Itália, a Inglaterra e o Uruguai.

A Grécia, que deixou para trás a Costa do Marfim (2-1) e o Japão (0-0), é aparentemente mais frágil do que o conjunto da América do Norte, Central e Caraíbas (CONCACAF), mas é importante não esquecer o exemplo do Euro2004, que os gregos venceram de forma surpreendente.

A Costa Rica está pela segunda vez nos “oitavos”, fase em que caiu em 1990, na primeira de três participações, frente à Checoslováquia (1-4), enquanto a Grécia não tinha passado a fase de grupos em 1994 e 2010.

A partida terá lugar em Recife, na Arena Pernambuco, a partir das 21:00, com arbitragem do australiano Benjamin Williams.