Asamoah Gyan, "capitão" da seleção do Gana, que foi eliminada juntamente com Portugal do Grupo G, pediu hoje desculpa pelo desempenho dos ganeses no Mundial2014 de futebol, pontuada por problemas disciplinares.

“Fomos para lá para assegurar que a nação ficava orgulhosa e isso não aconteceu. O que temos de fazer é pedir desculpa aos adeptos, que ficaram muito desiludidos connosco”, admitiu Asamoah Gyan à chegada a Accra.

Também o selecionador James Kwesi Appiah aproveitou a ocasião para fazer “mea culpa” pelo fracasso ganês.

“É uma pena. Sei que os ganeses adoram futebol e teriam adorado chegar muito, muito mais longe. Lamento muito não ter conseguido atingir aquilo que os ganeses esperavam da equipa”, disse o técnico.

O Gana perdeu o primeiro encontro do Grupo G frente aos Estados Unidos (2-1), empatou com a Alemanha (2-2) e voltou a perder com Portugal (2-1), depois de uma semana salpicada por disputas financeiras, relativas ao pagamento do prémio de presença no Mundial do Brasil, e pelas expulsões da seleção de Sulley Muntari e Kevin-Prince Boateng por motivos disciplinares.

Questionado sobre se o pedido de desculpas se estendia ao comportamento da equipa fora de campo, Gyan defendeu que englobava tudo.

“No final do dia, não nos qualificámos. Por isso, o que quer que tenha acontecido dentro e fora do campo é da nossa responsabilidade”, assumiu o “capitão” da seleção africana.