O futebolista holandês Arjen Robben, depois de ter dito que se tinha atirado para a área do México, esclareceu hoje que se referia a uma jogada na primeira parte do jogo dos oitavos de final do Mundial2014.

“Quero pedir desculpa. Atirei-me. Às vezes, esperas que nos toquem, mas não o devia ter feito. Foi estúpido”, afirmou Robben, em declarações à estação televisiva holandesa NOS.

Perante a contestação provocada por esta declaração, o avançado do Bayern Munique sublinhou que se referia a uma outra jogada e não à que resultou na grande penalidade que deu a vitória à Holanda, com a conversão de Klaas-Jan Huntelaar para o 2-1 final, aos 90+4.

"Uma foi penalti, mas na outra atirei-me, na primeira parte. Não o devia ter feito", acrescentou Robben, segundo o diário holandês De Telegraaf.

O português Pedro Proença penalizou com grande penalidade a alegada infração de Rafael Marquez sobre Robben, aos 90+4 minutos do encontro, que viria a resultar no golo da vitória da Holanda, por 2-1, depois de Klaas-Jan Huntelaar ter convertido o castigo máximo.

Comentando este lance em concreto, o avançado dos alemães do Bayern Munique salientou que Proença tomou a decisão correta, assumindo que foi “carregado”, e recordou ter sofrido duas grandes penalidades consecutivas, na jogada em que se lesionou o defesa mexicano Héctor Moreno.

“Ele pontapeou-me nas costas e lesionou-se. Depois voltaram a acertar-me. Se isso não é penálti, não sei o que é”, acrescentou.

Robben disse ainda ter sugerido a Huntelaar que fosse ele a converter a grande penalidade decisiva: “Perguntei-lhe: Queres marcá-lo? Ocorreu-me que fosse Huntelaar porque é um avançado de classe e estava fresco”.

O selecionador do México, Miguel Herrera, revelou a sua fúria contra o árbitro português, pedindo mesmo que não voltasse a arbitrar na competição.

“Espero que a comissão de árbitros veja tudo isso e que o envie para casa como aconteceu connosco”, frisou Herrera.