Um golo de cabeça da 'estrela' Paul Pogba e outro de autogolo permitiram esta segunda-feira à França apurar-se para os quartos de final do Mundial de futebol, vencendo a Nigéria por 2-0.

O golo do jogador gaulês, conseguido quase no final do encontro, deitou por terra o sonho da Nigéria em seguir em frente, estando agora nos 'pés' da Argélia a responsabilidade de manter o continente africano em jogo neste Mundial.

O resultado acaba por ser penalizador para a equipa africana, que se bateu bem perante uma França que podia ter feito mais. O jogo começou em bom ritmo, com os franceses a terem mais posse de bola e a comandarem o jogo, mas sem que a Nigéria estivesse encolhida na sua grande área. Numa aposta clara na velocidade, foi assim que os africanos tentaram chegar perto da baliza de Lloris, mas a mostrar dificuldades para penetrar, afunilando demais o jogo, por vezes algo atabalhoado.

Seriam mesmo os nigerianos os primeiros a fazerem balançar as redes, numa boa jogada. Musa fez golo só que estava ligeiramente adiantado em relação ao último defesa francês. Golo bem anulado, mas estava dado o aviso.

Logo a seguir, Enyeama fez a primeira grande defesa da tarde a remate de Pogba. Aliás, o guarda-redes nigeriano fez lembrar Ocho no jogo entre o Brasil e o México: por ali nada parecia passar. O guardião voltou a mostrar bons reflexos na segunda parte, quando defendeu aos 67' potente remate de Benzema e aos 79'.

Só que à Nigéria também valeu Moses, imperial aos 70' a cortar no limite - Benzema combinou bem com Griezmann, que entrara para o lugar de Giroud, e o remate só foi parado centrimetros antes da linha de golo - e valeu a trave (a mesma onde Ronaldo acertou no jogo com o Gana), quando Cabaye ali acertou com estrondo, naquele que seria um 'golaço'.

Só que de possivel herói a mero mortal vai, apenas, um momento. Foi isso que aconteceu com Enyeama, que socou mal a bola aos 79' e esta sobrou, sem cerimónias, para a cabeça de Paul Pogba, que assim inaugurava o marcador quando já cheirava a prolongamento.

Já mais 'abatidos' e sem soluções para acompanhar a velocidade, os nigerianos viram Yobo ter um lance infeliz. Valbuena cruzou para a grande área, Yobo acompanhou Griezmann que finge o remate para deixar a bola passar. O defesa nigeriano dá-lhe o toque final para o 2-0 que colocou a França nos quartos de final.

Os gauleses vão agora defrontar o vencedor do jogo entre Alemanha e Argélia, marcado para esta noite, às 21h00 (hora de Lisboa).