O primeiro-ministro da Grécia, Andonis Samaras, felicitou hoje a seleção de futebol do país, eliminada no domingo nos oitavos de final do Mundial2014, referindo que os gregos se sentem orgulhosos.

“Todos os gregos estão orgulhosos da nossa equipa nacional. Felicidade para todos os rapazes”, sublinhou Samaras, em relação ao melhor desempenho da seleção num Mundial de futebol e apesar de ter perdido nas grandes penalidades com a Costa Rica.

A Grécia, comandada pelo treinador português Fernando Santos, levou o jogo para o desempate por grandes penalidades, após empatar a 1-1, mas acabou por perder por 5-3.

À mensagem do primeiro-ministro juntaram-se mais felicitações de outros membros do Governo grego, com o vice-primeiro-ministro, Evangelos Venizelos, a elogiar “o espírito de luta, ética e dignidade” que a equipa demonstrou.

“Foi um feito sem precedentes: colocar a Grécia nas 16 melhores equipas do Mundo e respirar um pouco dos quartos de final”, disse também o vice-ministro da Cultura e Desportos, Yannis Adrianos.

Antes do jogo de domingo, os 23 futebolistas gregos enviaram uma carta ao primeiro-ministro, informado que renunciavam a prémios do Mundial e propunham que esse dinheiro fosse canalizado para a construção de um novo centro de treinos.

O governante já respondeu que irá cumprir o desejo dos jogadores, num momento em que a equipa tem treinado em instalações construídas para os Jogos Olímpicos de Atenas2004 e que são partilhadas com outros desportistas.