A Bélgica está nos quartos-de-final do Mundial2014, depois de vencer os EUA por 2-1 após prolongamento. Tim Howard foi a figura do encontro, com uma exibição espetacular, naquele que foi um dos melhores jogos do Mundial. O guarda-redes americano só não conseguiu travar os remates de De Bruyne e Lukaku. Green fez o tento dos EUA.

Num jogo quase de sentido único, a Bélgica realizou a sua melhor exibição no Mundial2014, empurrando os EUA para perto da sua área, criando várias situações de golo. Os norte-americanos, que ficaram à frente de Portugal no Grupo G por terem uma melhor goal average, remeteram-se à defesa, para depois apostar no contra-ataque para surpreender a forte defensiva belga.

Após 15 minutos equilibrados, a Bélgica tomou conta do encontro, com o tridente ofensivo formado por Mertens, Origi e Hazard a dar muito trabalho à defensiva norte-americana. De Bruyne, aos 23 e 36, teve nos pés o primeiro golo mas falhou a baliza de Howard.

No segundo tempo a Bélgica acentuou o seu domínio, empurrando cada vez mais a equipa dos EUA para perto da sua área. Emergiu na partida Timothy Howard, enorme na baliza norte-americana, a defender tudo o que era remate à sua baliza.

Aos 54 Origi e De Bruyne falharam a emenda na pequena área após remate de Vertonghen. Aos 56 foi Origi a desviar de cabeça para a barra após centro de Alderweireld. Aos 57 foram as pernas de Howard que negaram o golo a Vertonghen. Apesar de remetidos à defesa na maior parte do jogo, os homens de Klinsmann iam, de vez em quando, espreitando o contra-ataque. E quando criavam perigo, emergia Thibaut Courtois, outro "monstro" na baliza.

O espetáculo Howard teve novos desenvolvimentos aos 63, 71, 75 e 79 minutos, com o guarda-redes que está vinculado ao Everton a defender os remates de Vertonghen, Origi, Mirallas e Hazard, em situações que poderiam ter dado golo para os Diabos Vermelhos.

Quem via o jogo ia ficando com a sensação que seria impossível bater Howard. Foi isso que terá pensado também Vincent Kompany aos 89 minutos, num remate enrolado que apanhou o guarda-redes americano em contrapé mas ainda com rins para conseguir emendar a trajetória e dar uma sapatada na bola.

Quando todos já esperavam pelo prolongamento, os EUA dispuseram de uma oportunidade de ouro para o "golpe de teatro" no Arena Fonte Nova mas Wondolowski atirou por cima quando estava sozinho perante Courtois.

E logo no terceiro minuto do prolongamento apareceu o tão adiado golo da Bélgica. Marc Wilmots fez uma mexida que viria a mexer com o jogo: a entrada de Lukaku para o lugar de Origi. O avançado do Chelsea ganhou no confronto físico, correu para a área e deixou em Kevin De Bruyne que, a segunda, rematou cruzado e forte, batendo finalmente Tim Howard, o grande responsável por haver mais meia hora de jogo no Arena Fonte Nova.

A perder, os EUA aventuraram-se um pouco mais no ataque à procura do empate, deixando muito espaço para os venenosos contra-ataques belgas. Foi assim que nasceu o segundo golo, da autoria de Lukaku, que recebeu um passe de De Bruyne e rematou de pé esquerdo, batendo Howard pela segunda vez, aos 105 minutos. Os dois jogadores a serem cruciais, com um golo e uma assistência cada.

Mas logo no recomeço da segunda parte do tempo extra os norte-americanos vão entrar no jogo quando Julian Green fez o 2-1. O jovem do Bayern Munique que estava em campo há dois minutos, recebeu um grande passe de Bradley para rematar de primeira, marcando o primeiro golo à Belgica neste Mundial.

Este golo deu alento aos EUA que partiu à procura do empate nos 13 minutos que faltavam. O golo esteve nos pés dos americanos em duas soberanas ocasiões. Primeiro por Jones que rematou ao lado após passe de Wondolowski e aos 113 foi Dempsey a rematar contra o corpo de Courtois, num livre estudado da formação norte-americana. Antes Lukaku tinha tido nos pés a possibilidade de fazer o 3-1 em grande jogada individual mas Howard voltou a "crescer" na baliza e travar o remate do avançado belga.

Os Estados Unidos da América continuaram à procura do empate mas já não foram a tempo. Num dos melhores jogos deste Mundial2014, a Bélgica acabou por ser mais forte e seguir para os quartos-de-final, onde vai defrontar a Argentina. Os guarda-redes estiveram em destaque, com realce para Howard. Os EUA caem de pé.