Os deputados do parlamento da Costa Rica aprovaram segunda-feira uma moção que convida a seleção a visitar aquela assembleia depois da presença no Mundial2014 e estudam declarar 20 de junho como Dia Nacional do Futebol.

Com o voto favorável de 41 dos 57 deputados, a seleção costa-riquenha, que defrontará a Holanda a 05 de julho nos quartos de final do Mundial2014, visitará o parlamento assim que regresse a casa

A Costa Rica, que eliminou a Grécia, orientada pelo português Fernando Santos, nos oitavos de final (após desempate por grandes penalidades), nunca tinha chegado tão longe num Mundial.

Na primeira fase, a Costa Rica venceu o chamado “grupo da morte” (D), à frente de Uruguai, já eliminado, da Itália e de Inglaterra.

Antes do Mundial2014, a melhor prestação dos costa-riquenhos num Campeonato do Mundo datava de 1990, em Itália, quando foram afastados nos oitavos de final pela antiga Checoslováquia.

A 20 de junho de 1990, a Costa Rica garantiu o apuramento para os oitavos de final depois de vencer a Suécia, por 2-1. No mesmo dia, mas deste ano, os costa-riquenhos conseguiram igual feito depois de baterem a Itália, por 1-0.

Por estes dois motivos, o parlamento está a estudar um projeto para declarar 20 de junho o Dia Nacional do Futebol.

Nas outras duas presenças em fases finais do Mundial, na Coreia do Sul e Japão, em 2002, e Alemanha, em 2006, a Costa Rica não passou da fase de grupos.