O treinador italiano Alberto Zaccheroni, que deixou a seleção do Japão depois de falhar o apuramento para os oitavos de final do Mundial2014, admitiu hoje retirar-se do futebol, quando embarcava de regresso a casa.

“Sinto-me muito triste por ir embora. Foram quatro anos maravilhosos. Continuo a sentir paixão pelo futebol, mas retirar-me é uma hipótese”, admitiu o treinador italiano, de 61 anos.

Na primeira fase do Mundial2014, que decorre no Brasil até 13 de julho, o Japão conseguiu apenas um ponto (0-0 com a Grécia, orientada pelo português Fernando Santos) e terminou o Grupo C no último lugar.

“Fiz muitas amizades com responsáveis da federação, técnicos e jogadores. Levarei muitas memórias destes quatro anos”, admitiu o italiano, depois de ter recebido a visita surpresa no aeroporto de dois jogadores da seleção nipónica, o “capitão” Makoto Hasebe e Atsuto Uchida.

Num total de 55 jogos, Zaccheroni, que substituiu Takeshi Okada após o Mundial2010, na África do Sul, registou 30 vitórias, 12 empates e 13 derrotas.

Segundo a imprensa, Zaccheroni deverá ser substituído no comando técnico do Japão pelo mexicano Javier Aguirre, que treinou as duas últimas épocas o Espanyol de Barcelona.