Joseph Blatter, presidente da FIFA, já fez um primeiro balanço do Mundial de futebol, até aos oitavos de final, considerando a organização brasileira da competição como "um sucesso".

"Hoje sou um homem muito feliz", disse no Rio de Janeiro o dirigente suíço, no início de um seminário sobre gestão no desporto, patrocinado pela FIFA.

Até ao momento, o Campeonato do Mundo "é um sucesso deste país [Brasil] e um sucesso para este desporto [futebol]", disse Blatter, dirigindo os seus "cumprimentos ao povo brasileiro, que aceitou este campeonato do Mundo". O presidente saudou também o abrandamento do descontentamento social.

"Onde está a contestação social?", exclamou, enquanto uma dezena de manifestantes empunhavam bandeiras contra a FIFA, à porta do edifício onde decorreu o seminário.

Desde o pontapé de saída do Mundial, dia 12 de junho, que manifestações e concentrações têm sido organizados na maioria das cidades onde se disputavam jogos, mas em média com apenas 200 pessoas.

No plano dos sucessos do Mundial, Blatter citou os estádios, que são "obras de arte", as audiências de televisão, "que nunca foram tão altas", e os controlos antidoping, "sem qualquer resultado positivo até agora".

"Façamos figas para que os últimos jogos se disputem da mesma forma, com a mesma atmosfera", disse ainda o "patrão" do futebol mundial.