O colombiano James Rodriguez tornou-se hoje o primeiro futebolista a marcar seis golos num Mundial desde 2002, edição em que o brasileiro Ronaldo, o “Fenómeno”, marcou oito, na Coreia do Sul e Japão.

O jogador do AS Mónaco e ex-jogador do FC Porto marcou nos cinco encontros disputados em solo brasileiro, o último no embate de hoje, aos 80 minutos, de grande penalidade, que não evitou, porém, o adeus da Colômbia.

Ao perderem por 2-1 com o Brasil, os colombianos foram eliminados e, desta forma, James Rodriguez já não pode atacar o registo de Ronaldo, mas ainda poderá, no entanto, acabar a prova como o melhor marcador.

Cumpridos os dois primeiros encontros dos “quartos”, James soma mais dois golos do que três jogadores ainda em prova, o brasileiro Neymar, que hoje saiu lesionado, o alemão Thomas Müller, em “branco” com a França (1-0), e o argentino Lionel Messi, que no sábado defronta a Bélgica.

O “perigo” ainda poderá vir também dos holandeses Arjen Robben e Robin van Persie, que somam ambos três golos e também só entram no sábado em ação nos “quartos”, face à Costa Rica.

Nos últimos dois mundiais, a “Bota de Ouro” havia sido conquistada com cinco golos, em 2006 pelo alemão Miroslav Klose e em 2010 pelo também internacional germânico Thomas Müller, com os mesmos tentos do espanhol David Villa, do holandês Wesley Sneijder e do uruguaio Diego Forlan.

Antes de Ronaldo, em 2002, é preciso recuar a 1974 para encontrar um goleador com mais de seis golos: o polaco Grzegorz Lato apontou sete na Alemanha.

O recordista é o francês Just Fontaine, com os 13 golos de 1958, seguido pelo húngaro Sandor Kocsis, com os 11 de 1954, o alemão Gerd Müller, com os 10 de 1974, e o português Eusébio da Silva Ferreira, com os nove de 1966.

Mais do que seis marcaram ainda o argentino Guillermo Stabile (oito, em 1930) e os brasileiros Leónidas (sete, em 1938) e Ademir (oito, em 1950).

No total, a edição de 2014 já leva 158 golos, em 58 encontros, à média de 2,72 por jogo, a melhor desde a edição de 1982, em Espanha (2,81 - 146 golos, em 52 embates).

Em termos absolutos, faltam três para igualar o segundo melhor registo de sempre, os 161 de 2002. O registo que lidera o “ranking” são os 171 de 1998.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.