Joaquim Loew conseguiu levar a Alemanha para as meias-finais do Mundial2014, depois de uma vitória magra de 1-0 sobre a França. O selecionador alemão fez a seguinte leitura do jogo.

“Eu acho que ambos os lados mostraram um a atuação excelente na defesa, também fortes no ataque. As oportunidades não estiveram presentes, mas quando poderíamos marcar o segundo golo não fomos assertivos. Tentámos pressionar o adversário de um lado ao outro e conseguimos conter os riscos apresentados por Benzema e outros jogadores. Eles são fortes no meio campo que é difícil ganhar-lhes essa área do terreno e por isso coloquei Lahm na lateral-direita para tentarmos tirar vantagem pelos corredores.

No segundo tempo, a França iria atacar com tudo. Eles não tinham nada a perder. Tentaram chegar ao empate, tinham mais jogadores no ataque e lançamentos na área. E eles arriscaram tudo, e isso ficou claro. Valbuena e Griszmann ficavam atrás mas avançavam rapidamente para o ataque”, sublinhou Loew, desagrado com a marcação do jogo a uma da tarde, sob imenso calor e humidade.

“Não é fácil para nós europeus jogar às 13h00 debaixo deste sol e deste calor. Não é fácil porque não estamos habituados a este clima. Para a próxima partida jogaremos às 17 horas e será mais fácil. Não é fácil manter o nível de concentração em alta. Depois de três, quatro corridas, os jogadores mostram-se cansados. Vamos ver como vamos continuar. As equipas nas semifinais são fortes. Estivemos bastante tempo nos últimos mundiais, entre os últimos quatro. A equipa tem qualidades fantásticas”, atirou.

Um dos esteios desta Alemanha tem sido o guarda-redes Neuer, imperturbável na baliza. O guardião do Bayer Munique salvou a sua equipa no último minuto num remate de Benzema. Low elogia atuação de Neuer e do seu posicionamento fora da área, atuando muitas vezes como um líbero.

“A confiança em Neuer não vem só de mim ou dos jogadores. Ele tem a confiança de todos e é ótimo para os centrais que ele esteja bem posicionado. É um jogador de excelente nível e os jogadores podem passar-lhe a bola sem qualquer problema. Ele é tranquilo e sereno, e transmite isso mesmo aos seus companheiros”, atirou Low, dando alguma vantagem às equipas sul-americanas para as meias-finais.

“As equipas da América do Sul e central têm alguma vantagem. Colômbia e Brasil jogam um futebol incrível”, concluiu.