Argentina ou Bélgica, Holanda ou Costa Rica, duas destas quatro seleções garantirão hoje presença no penúltimo “degrau” do Mundial2014, em dois duelos dos quartos de final em que o futebol europeu e latino-americano se voltam a confrontar.

O italiano Nicola Rizzoli vai arbitrar o primeiro jogo do dia, no Estádio Nacional de Brasília (17:00 em Lisboa), entre a seleção em que brilha Lionel Messi (quatro golos em prova, apenas superado pelos seis do colombiano James Rodriguez) e uma Bélgica até aqui muito competitiva.

Alejandro Sabella sabe, desde sexta-feira, que pode contar com Sergio Aguero, que já treinou sem qualquer limitação, tal como Thomas Vermaelen, central já disponível para as opções de Marc Wilmots desde quinta-feira.

A Argentina procura a quinta presença nos quatro melhores, à 16.ª participação, mas apenas a primeira desde 1990, ainda com Diego Armando Maradona, enquanto a Bélgica só esteve uma vez nas “meias”, em 1986, caindo precisamente perante “El Pibe” (0-2).

Na outra partida, Holanda e Costa Rica medem forças na Arena Fonte Nova, em Salvador (21:00), em jogo dirigido pelo árbitro Ravshan Irmatov, do Uzbequistão.

Os holandeses apresentam-se, desde a goleada à Espanha (5-1), logo no arranque da prova, como dos mais fortes candidatos ao título, e estão nos “quartos” após a sofrida vitória sobre o México, por 2-1, com golos aos 88 e 90+4 minutos.

A Costa Rica, por sua vez, já adquiriu o estatuto de surpresa da competição, logrando chegar ao muito “elitista” grupo das melhores seleções, após ter eliminado a Grécia, comandada pelo treinador português Fernando Santos, no desempate por grandes penalidades (5-3, após 1-1 nos 120 minutos).

O conjunto laranja, vice-campeão em título, tenta a quinta presença nos quatro melhores, ainda em busca do seu primeiro título (também “vice” em 1974 e 78), enquanto a Costa Rica tinha como melhor registo os “oitavos” de 1990 (13.º lugar).

Nas meias-finais, e com confronto marcado entre si, estão o anfitrião Brasil, que derrotou a Colômbia por 2-1, e a Alemanha, que afastou a França, ao derrotar os gauleses por 1-0.