José Mourinho apontou hoje o Brasil como provável campeão do Mundial2014 de futebol, pelo empenho demonstrado pelos seus jogadores, e considerou que Thiago Silva, suspenso, vai fazer mais falta do que Neymar, na meia-final com a Alemanha.

“Acredito que no final da história o Brasil será campeão do mundo, porque que estão a dar tudo pela competição e pelo seu país”, confessou na sua análise para o portal Yahoo.

Para o técnico do Chelsea, a seleção “canarinha” é lutadora, mas os seus jogadores não estão a jogar um bom futebol.

“O Brasil está a jogar com o coração”, destacou, indicando que, apesar de ter grandes estrelas, a seleção da casa não utiliza as qualidades dos seus jogadores.

Mourinho pensa que Thiago Silva vai fazer mais falta na meia-final de terça-feira, frente à Alemanha, do que Neymar, uma vez que o peso de ambos na equipa é idêntico.

"O Brasil baseia-se na estrutura defensiva e é aí que o Thiago Silva dá grande estabilidade à equipa", fez notar.

O português considerou a Alemanha uma equipa “muito forte”, mas que tem uma debilidade na ausência de um número nove, uma vez que a sua grande referência, Miroslav Klose, já não é jovem.

José Mourinho destacou ainda o desempenho da Colômbia e da sua geração de “jovens fantásticos” no Mundial2014 de futebol e a campanha do Chile que, com caráter, esteve a “um centímetro” da glória.

No seu comentário do Mundial do Brasil, o treinador do Chelsea defendeu que, até enfrentar a equipa anfitriã nos quartos de final, a Colômbia estava a fazer um grande percurso, apesar de ter perdido por lesão a sua “maior estrela”, o goleador do Mónaco, Radamel Falcao.

De acordo com Mourinho, mais do chorar a ausência de Falcao do Mundial, os pupilos de José Pekerman superaram-se com as opções que tinham à disposição.

O técnico português considera que a seleção colombiana fundiu uma “geração de jovens fantásticos”, mas que, no jogo com o Brasil, os jogadores saíram para o relvado nervosos, o que ditou a sua eliminação.

Já no jogo dos oitavos de final, que opôs o Chile ao Brasil, Mourinho não viu qualquer traço de nervosismo.

Para “Mou”, os jogadores de Jorge Sampaoli estiveram a "um centímetro" da glória, pois tiveram muitas oportunidades para marcar.