O Rio de Janeiro está em alerta, depois de confirmados dois casos pessoas infetados com vírus chikungunya. Só este ano o Ministério da Saúde registou 17 casos desta doença.

De acordo com o site da revista "Veja", citando a secretaria de saúde do Estado do Rio de Janeiro, as vítimas foram infetadas fora do Brasil. De acordo com Alexandre Chieppe, superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria do Estado, não há evidências de circulação do vírus no Brasil.

Só este ano o Ministério da Saúde já registrou 17 infeções pelo vírus chikungunya, onze deles no Estado de São Paulo. Desses, 15 contágios aconteceram entre militares e missionários brasileiros que estiveram no Haiti ou na República Dominicana. Os dois casos também são de indivíduos que viajaram recentemente para esses países.

Todos os contaminados com o vírus tiveram evolução clínica favorável e não implicam muitos cuidados, diz o Ministério da Saúde.

A febre chikungunya é originária de países da África, da Ásia e do Caribe. De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde, foram registrados 61 864 casos, de dezembro de 2013 a maio de 2014.

Os sintomas da chikungunya são muito parecidos com os da dengue: febre alta, mal-estar e dores nos músculos, ossos e articulações. Também é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo da dengue, e Aedes albopictus, também existente no Brasil. A doença começa a manifestar-se três a sete dias depois de o paciente ser picado.

O Rio de Janeiro esteve a braços com uma epidemia de dengue. De acordo com A Secretaria de Estado de Saúde, durante as vinte e uma semanas epidemiológicas de 2014 (de 1º de janeiro até 24 de maio), foram notificados 5.039 casos suspeitos de dengue no estado do Rio de Janeiro que resultaram em quatro mortos.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.