O Brasil e a Alemanha, os dois países com mais presenças em finais de campeonatos do Mundo de futebol, disputam esta terça-feira a primeira meia-final do Mundial2014, marcada pela ausência de Neymar na equipa brasileira.

A seleção anfitriã afastou a Colômbia nos quartos de final, mas uma joelhada de Zúñiga fraturou uma vértebra ao avançado do FC Barcelona e deixou o Brasil sem a sua principal referência para o confronto com a Alemanha, que se deve apresentar no Estádio Mineirão, em Belo Horizonte, na máxima força.

Além da ausência de Neymar, que poderá ser colmatada com a entrada de Willian, a equipa de Luiz Felipe Scolari enfrenta outra baixa de peso, a do capitão e defesa-central Thiago Silva, suspenso, que deverá ser rendido por Dante.

Perante o seu público e em busca do sexto título mundial, depois dos conquistados em 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002, o Brasil está pela 11.ª vez entre os quatro primeiros, um número só superado pelas 13 presenças dos germânicos.

Três vezes campeã do Mundo (1954, 1974 e 1990) e segunda em quatro ocasiões (1966, 1982, 1986 e 2002), a Alemanha deixou a França pelo caminho nos “quartos” e está nas meias-finais pela quarta vez consecutiva, procurando desforrar-se da vitória brasileira que lhe negou o título há 12 anos.

Se Joachim Löw apostar no mesmo "onze" que defrontou a França, o avançado Miroslav Klose terá uma nova oportunidade de passar a ter sozinho o estatuto de melhor marcador em fases finais de Mundiais. Atualmente com 15 golos, basta-lhe mais um para desempatar com o brasileiro Ronaldo Nazário de Lima.

Quem ganhar o encontro, que está marcado para as 17h00 locais (21h00 em Lisboa), qualifica-se para a final de 13 de julho, no Maracanã, no Rio de Janeiro, onde vai enfrentar o vencedor da outra meia-final, que opõe Argentina e Holanda na quarta-feira, em São Paulo.