"Humilhação", "pesadelo", "pior derrota de história" são algumas das expressões usadas pela imprensa brasileira para caracterizar o que se passou na terça-feira à noite no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, frente à Alemanha.

O Lance, jornal desportivo, é de todos o mais original. A capa vem em branco e no fim diz: "Diga o que está sentido e faça você mesmo esta capa do Lance". Em cima desta frase, exemplos do que se pode estar a sentir: "Indignação, revolta, dor, frustração, irritação, vergonha, pena, desilusão...".

Enquanto a A Folha de São Paulo é assertiva, "Seleção sofre pior derrota da história", a Folha de Pernambuco é minimalista: fundo preto, com a bandeira a meia-haste com o título em cima "Belo Horizonte, 8 de julho de 2014 - Brasil 1x7 Alemanha". O Estado de São Paulo colocou uma foto de Scolari com as mãos a tapar os olhos sob o título "Humilhação em casa". O Diário Gaúcho, da terra do selecionador, diz que "6 era sonho, 7 é pesadelo", com as duas partes pintadas com as respetivas bandeiras dos países.

O O Globo é 'curto e grosso': "'Mineiratzen - Vergonha, Vexame, Humilhação", com uma foto de David Luiz, prostrado no chão. O RJ Sports chama-lhe "A vergonha do século".

O jornal Povo do Rio usa uma expressão bem brasileira para dizer o que se passou: "Alemanha esculacha o Brasil".