O selecionador da Coreia do Sul, Hong Myung-bo, anunciou esta quinta-feira a sua demissão apenas uma semana depois de a Federação de Futebol sul-coreana ter recusado o pedido, motivado por críticas à rápida eliminação da equipa no Mundial de futebol.

Hong Myung-bo assumiu hoje, durante uma conferência de imprensa em Seul, a responsabilidade pela dececionante prestação da equipa no Mundial do Brasil e confirmou que não se irá manter aos comandos da seleção.

O anúncio surge apenas sete dias depois de a Federação Sul-coreana de Futebol (KFA, na sigla em inglês) ter manifestado o seu apoio a voto Hong Myung-bo, revelando que o técnico manter-se-ia no cargo de selecionador pelo menos até janeiro de 2015.

A Coreia do Sul terminou no último lugar do Grupo H da primeira fase, atrás de Bélgica, Argélia e Rússia, conseguindo apenas um ponto, graças ao empate 1-1 com a Rússia, logo na jornada inaugural.

Hong Myung-bo apresentou a sua demissão pela primeira vez após a derrota frente à Bélgica, mas a KFA recusou aceitar o pedido, tendo o presidente do organismo, Chung Mong-gyu, convencido o treinador a ficar.

Desde que assumiu os comandos da seleção da Coreia do Sul, em junho do ano passado, Hong Myung-bo dirigiu 19 jogos, os quais se saldaram em cinco vitórias, quatro empates e dez derrotas.

Já no seu percurso como futebolista, foi um dos jogadores mais emblemáticos da seleção sul-coreana. É o recordista de internacionalizações (135) e foi o capitão da seleção que chegou às meias-finais do Mundial de 2002, sendo um dos jogadores que contribuiu para a eliminação prematura de Portugal, logo na primeira fase.