Pelo menos dez chefes de Estado estarão presentes, domingo, na final do Mundial2014 de futebol, entre a Argentina e a Alemanha, no Estádio do Maracanã, nomeadamente o presidente russo Vladimir Putin e o congénere sul-africano Jacob Zuma.

Segundo fontes da organização da prova, além da presidente brasileira, Dilma Rousseff, que fará a entrega da taça de campeão do mundo ao vencedor, os dois líderes referidos reservaram lugar por se encontram naquele país, para participar na VI Cimeira do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), grupo das chamadas economias emergentes.

Vladimir Putin, aliás, receberá de Dilma Rousseff o testemunho simbólico com vista ao Mundial2018, que se realizará na Rússia.

A chanceler alemã Angela Merkel, assim como o presidente germânico Joachim Gauck, líderes de um dos dois finalistas, confirmaram a presença, ao contrário de Cristina Fernández, presidente da Argentina, que ainda não assinalou a visita ao Rio de Janeiro.

Outros chefes de Estado com lugar marcado são os presidentes da Hungria, János Áder, do Congo, Denis Sassou-Nguesso, da República Democrática de Congo, Joseph Kabila e do Haiti, Michel Martelly.

Gabão, Trinidad e Tobago, Guiné Equatorial e Finlândia também se farão representar pelos seus mais altos dignitários.