O diretor desportivo da Alemanha, Oliver Bierhoff, avisou hoje os selecionados germânicos no sentido de evitar cenas “feias” na final do Mundial2014 contra a Argentina, no domingo, recordando os incidentes entre as duas seleções em 2006.

O antigo avançado germânico, no cargo desde 2004, foi um dos presentes no jogo dos quartos de final do Mundial de há oito anos, quando os germânicos eliminaram os sul-americanos no desempate por penáltis, após o prolongamento onde teimou o empate a um golo, e que terminou sob tensão e alguns empurrões entre as duas comitivas.

“Os argentinos são um povo muito caloroso e acolhedor, mas em campo tem uma personalidade diferente e enervam-se com muita facilidade”, disse o dirigente alemão.

Segundo Bierhoff, “os argentinos deitam fogo pelos olhos”, tendo aconselhado “muita concentração e nenhuma provocação”.

“Jogam um futebol duro, fisicamente agressivo, o que significa que não nos devemos afastar da nossa filosofia de jogo e apenas focarmo-nos no que temos que fazer”, disse o antigo internacional, agora com 46 anos de idade, que foi campeão europeu em 1996, mas derrotado na final do Mundial2002 (2-0) pelo Brasil.

Por comparação com a goleada infligida ao Brasil, nas meias-finais, Bierhoff afiança que “será um jogo diferente, pois os argentinos defendem bem, não abrem grandes espaços e têm em Messi uma solução que pode surgir a qualquer momento”.

Philipp Lahm, um dos cinco jogadores que defrontou a Argentina em Berlim, há oito anos (entre os sul-americanos apenas sobra Maxi Rodriguez), disse que “a História não será facto a ter em conta” na partida marcada para domingo, no Maracanã.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.