O selecionador holandês de futebol, Louis Van Gaal, disse hoje que preferia perder por 7-1 do que nos penáltis da meia-final do Mundial2014 frente à Argentina (4-2, após 0-0 no final do prolongamento).

“É irritante. É melhor perder por 7-1, porque aí sabe-se claramente que se perdeu... Ficar fora da final através de penáltis sem ter sido derrotado é o pior que pode acontecer”, disse Van Gaal, ao comparar a eliminação da Holanda com a Argentina com a goleada imposta pela Alemanha ao Brasil, nas meias-finais do Mundial2014.

No sábado, a Holanda defronta a seleção anfitriã, o Brasil, para o jogo do terceiro e quarto lugares da competição.

“O que retenho da meia-final é que não perdemos, e isso é que é duro. Vamos fazer tudo para terminarmos a nossa participação em terceiro lugar. Queremos deixar o torneio invictos, um feito que nenhuma seleção holandesa conseguiu até hoje. O Brasil não vai ter uma tarefa fácil. Eu disse desde o início da prova que a Holanda era a equipa mais difícil de bater e os factos dão-me razão”, referiu.

Não obstante a vontade de ficar em terceiro lugar, Van Gaal considerou que este jogo “nunca devia disputar-se” e lembrou que é uma ideia que “defende há dez anos”.

Por outro lado, entende que “é injusto” que a Holanda tenha “menos um dia de recuperação do que o Brasil” e que essa circunstância “não é sinónimo de fair-play”, mas considera que o “pior de tudo” é o risco que se corre de “perder duas vezes seguidas sem ser derrotado”.