Brasil e Holanda jogam hoje pelo terceiro lugar do Mundial2014 de futebol, uma espécie de “prémio de consolação”, que servirá ainda de tira-teimas entre os dois combinados, muito iguais nos jogos que até hoje disputaram entre si.

Os brasileiros, diante do seu público, quererão apagar a péssima imagem deixada na goleada sofrida (7-1) na meia-final que os opôs à Alemanha, enquanto a Holanda, apenas derrotada no desempate por penáltis frente à Argentina, quererá provar algo mais do que o disponível lugar no pódio.

Sem Neymar, abalados no ânimo e sem o apoio incondicional seus adeptos, o conjunto dirigido por Luis Felipe Scolari vai procurar reencontrar-se com o futebol criativo e poderoso que foi a sua marca durante épocas.

O “escrete” subirá ao Estádio Nacional de Brasília após seis jogos na competição realizada em casa, somando três vitórias, dois empates e uma derrota, não tendo efetuado exibições convincentes em nenhum dos jogos.

Ao contrário, os holandeses, eliminados pela Argentina na “roleta” do desempate por pontapés da marca de grande penalidade, apresentar-se-ão como seleção ferida no seu orgulho, por não ter sido derrotada uma única vez no torneio (quatro jogos e dois empates, decididos no desempate por penáltis) e com a crítica a considerá-la detentora de futebol vistoso e de ataque.

No que diz respeito ao confronto direto, as duas seleções já se encontraram 11 vezes, das quais resultaram três vitórias para cada lado, com cinco empates de permeio.

Porém, apenas quatro desses jogos foram oficiais (duas vitórias holandesas, um empate e uma vitória brasileira) e sete foram amigáveis (uma vitória dos europeus, quatro empates e duas vitórias sul-americanas).

O jogo será arbitrado pelo argelino Djamel Haimoudi, sábado (21:00 em Portugal continental), naquele que será o seu quarto encontro no Mundial2014, depois de ter estado nas partidas Austrália–Holanda e Costa Rica–Inglaterra, da fase de grupos, assim como no Bélgica–Estados Unidos, dos quartos de final.