Se há dado que tem de ser realçado nesta seleção argentina é o facto de não ter sofrido qualquer golo nos últimos três jogos, denotando uma consistência que não era comum nos últimos anos.

O selecionador Alejandro Sabella defende que a mudança de estratégia no meio campo tem contribuído para isso, mas dá todo o mérito aos jogadores.

“O mérito é dos jogadores que estão a fazer um grande esforço. Ocupamos mais os espaços laterais. Antes jogávamos com três médios e agora jogamos com quatro, dois mais ofensivos, e isso tem-nos dado mais equilíbrio”, destacou o técnico, em conferência de imprensa de antevisão da final.

Esta seleção tem mobilizado de sobremaneira os adeptos argentinos que invadiram literalmente o Rio de Janeiro, cidade onde se joga esta final. Sabella diz que o seu grupo vai fazer de tudo para dar uma alegria a todos eles.

“Vamos dar tudo como fazemos sempre, com muita humildade. Vamos dar tudo para que Argentina volte a ser campeã. Estamos muito satisfeitos com a nossa evolução, e por termos uma oportunidade de dar uma alegria aos argentinos. Vamos fazer o possível, mais do que isso não podemos”, declarou.

Sobre a estratégia para o encontro, Alejandro Sabella diz que será necessário “fazer um jogo perfeito” para poder derrotar esta Alemanha.

Há que fazer um grande jogo, com grande concentração. Temos de ocupar os espaços muito rapidamente, e não brincar com a bola em lugares mais perigosos. A Alemanha é forte fisicamente, tem caráter, e tem um sistema de jogo muito trabalhado, usa muito bem os espaços entre linhas e as bolas nas costas da defesa. Temos que fazer um jogo perfeito”, declarou.

As duas seleções já disputaram duas finais de Mundiais (1986 e 1990). Em 1986 a Argentina ganhou, e quatro anos depois haveria de perder. Bassanta, jogador que acompanhou o técnico na conferência de imprensa, espera que desta vez se possa escrever uma nova página na história dos Mundiais com o seu nome.

“Queremos escrever uma nova história. Queremos que seja uma história positiva e de muito alegria”, declarou.

O encontro entre Alemanha e Argentina joga-se este domingo, no Estádio Maracanã, a partir das 20 horas.