A Taça do Mundo da FIFA entrou hoje no Estádio Maracanã pelas mãos do ex-futebolista espanhol Carles Puyol, campeão do Mundial de 2010, na África do Sul, acompanhado pela modelo brasileira, Gisele Bündchen.

Os dois representantes entraram no estádio da final do Mundial2014, que se disputa entre Alemanha e Argentina, carregando a taça numa caixa que a protegia.

Somente ao atingir o centro do relvado, o Puyol abriu o "baú do tesouro", mostrando o troféu para os cerca de 80.000 adeptos que lotam o Maracanã.

O troféu, que mede 37 centímetros e pesa seis quilos, de ouro maciço, viajou por 89 países antes de chegar ao Brasil, onde se encontra em exposição desde 22 de abril.

A estatueta está entre os prémios desportivos mais cobiçados do mundo. A cada quatro anos, os campeões levam para casa uma réplica, banhada a ouro, enquanto a taça original é mantida pela FIFA.

Conforme o regulamento interno da FIFA, somente chefes de Estado e campões mundiais podem tocá-la.

A taça será entregue ainda hoje pela presidente brasileira, Dilma Rousseff, que assiste à partida ao lado da chanceler alemã, Angela Merkel.