O Papa Francisco não viu o jogo entre a Argentina e a Alemanha por uma "questão de neutralidade", afirmou hoje Guillermo Karcher, chefe de cerimónias do Vaticano.

Francisco, que nasceu na Argentina, é conhecido por ser um fã de futebol e ter cartão de sócio da equipa argentina San Lorenzo de Almagro, mas Karcher disse que ele não viu o jogo da final, que a Alemanha venceu por 1-0, resultado feito no prolongamento.

"O Papa seguiu o Mundial, mas disse que não ia ver a final por uma questão de neutralidade", informou Guillermo Karcher, um dos colaboradores mais próximos de Francisco, à radio argentina Radio del Plata.

"Nós mantivemo-lo informado jogada a jogada. Estamos felizes e continuamos a apoiar a equipa", continuou o chefe de cerimónias.

Guillermo Karcher, que também é argentino, trabalhou com o Papa Francisco quando este era arcebispo de Buenos Aires.

Antes do jogo, e embora se tenha declarado neutro, Francisco publicou um comentário na sua conta na rede social Twitter sobre a importância da comunicação intercultural.

"Os Mundiais trazem consigo o encontro de pessoas de diferentes nacionalidades e religiões. Que o desporto promova sempre uma cultura de união", escreveu na sua conta @pontifex.