Um vídeo falso em que a televisão estatal norte-coreana informa que o país vai jogar a final do Mundial2014, frente a Portugal, tornou-se num êxito na Internet, com mais de quatro milhões de visualizações.

O canal do Youtube "Korea News Backup" publicou o vídeo, no qual surge uma das habituais apresentadoras da televisão da Coreia do Norte a anunciar (através de dobragem) que o país, que nem sequer se qualificou para a fase final do Mundial2014, vai disputar o encontro decisivo da competição.

Na narração adulterada e através de infografias é mostrado que a Coreia do Norte chegou à final, após vencer as seleções de Japão, por 7-0, Estados Unidos, por 4-0, e China, que também não esteve entre as 32 finalistas, por 2-0.

Além disso, são apresentadas imagens de adeptos em Copacabana com as cores da bandeira norte-coreana, provavelmente adeptos de Costa Rica e Chile, num ambiente festivo, enquanto no ecrã gigante surge uma imagem manipulada com o líder Kim Jong-un.

Vários meios de comunicação, assim como milhares de utilizadores de redes sociais, conferiram credibilidade ao vídeo, partilhando-o, como exemplo extremo da manipulação mediática na Coreia do Norte.

Na vizinha Coreia do Sul, os internautas não tardaram em concluir que a locução imputada à apresentadora tem um sotaque sul-coreano, muito diferente do norte-coreano, e com recurso a palavras e anglicismos apenas usados neste país.

A televisão norte-coreana emitiu os jogos do Mundial2014, mas em diferido, com um atraso de 24 horas.